Atendimento educacional especializado alunos com altas habilidades

DECRETO Nº 55.774, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2014

Regulamenta a Lei nº 15.919, de 16 de

dezembro de 2013, que dispõe sobre o

atendimento educacional especializado aos

alunos identificados com altas habilidades

ou superdotados no âmbito do Município

de São Paulo.

FERNANDO HADDAD, Prefeito do Município de São Paulo,

no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei,

D E C R E T A:

Art. 1º A Lei nº 15.919, de 16 de dezembro de 2013, que

dispõe sobre o atendimento educacional especializado aos

alunos identificados com altas habilidades ou superdotados

no âmbito do Município de São Paulo, fica regulamentada nos

termos das disposições deste decreto.

Art. 2º O Município de São Paulo, por intermédio da Secretaria

Municipal de Educação, em consonância com o disposto

no inciso II do artigo 59 da Lei Federal nº 9.394, de 20 de

dezembro de 1996, fornecerá educação especializada aos alunos

com altas habilidades ou superdotação matriculados nas

unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino.

Parágrafo único. Para efeitos do disposto neste decreto,

serão consideradas pessoas com altas habilidades/superdotação

aquelas que apresentem notável desempenho e elevada

potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados

ou combinados:

I – capacidade intelectual geral;

II – aptidão acadêmica específica;

III – pensamento criador ou produtivo;

IV – capacidade de liderança;

V – talento especial para artes;

VI – capacidade psicomotora.

Art. 3º O atendimento às pessoas com altas habilidades/

superdotação é modalidade da educação especial e integrará a

Política de Atendimento de Educação Especial do Município de

São Paulo, tendo início a partir da etapa da educação infantil e

estendendo-se por toda a vida escolar.

Art. 4º O Município de São Paulo assegurará aos educandos

com altas habilidades/superdotação currículos, métodos, técnicas,

recursos educativos e organização específica, para atender

às suas necessidades, conforme o preconizado na Política de

Atendimento de Educação Especial no âmbito da Rede Municipal

de Ensino.

Art. 5º O aluno com altas habilidades/superdotação será

matriculado em classe comum e poderá, após avaliação pedagógica,

ser atendido nas Salas de Apoio e Acompanhamento à

Inclusão – SAAIs, da própria unidade educacional ou de outra

do entorno que conte com o serviço, no contraturno escolar.

Parágrafo único. O atendimento educacional especializado

referido no “caput” deste artigo será prestado de forma

suplementar ou complementar ao ensino regular, não sendo

substitutivo às classes comuns.

Art. 6º O atendimento dos alunos com altas habilidades/

super-dotação dar-se-á por meio da elaboração de plano específico

de atendimento educacional especializado, elaborado

pelo professor regente da SAAI em articulação com o professor

regente da classe comum, com a participação da Supervisão

Escolar, da família e em interface com o Centro de Formação

e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI, bem como, quando

necessário, com os demais serviços intersetoriais.

Art. 7º A Secretaria Municipal de Educação poderá estabelecer

parcerias com instituições públicas ou privadas especializadas,

associações, instituições de ensino, de pesquisa e

extensão universitária, visando ao atendimento das pessoas

com altas habilidades/superdotação.

Art. 8º As despesas decorrentes da execução deste decreto

correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas

se necessário.

Art. 9º Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, aos 11 de

dezembro de 2014, 461º da fundação de São Paulo.

FERNANDO HADDAD, PREFEITO

ANTONIO CESAR RUSSI CALLEGARI, Secretário Municipal

de Educação

FRANCISCO MACENA DA SILVA, Secretário do Governo

Municipal

Publicado na Secretaria do Governo Municipal, e

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