Conselho Participativo Municipal – Ata Reunião Ordinária 26/02/2015

Ata Reunião Ordinária 26/02/2015

Conselho Participativo Municipal – Subprefeitura da Lapa

Reunião ordinária

26/02/2015

Local: Subprefeitura da Lapa

A reunião teve a primeira chamada às 19h41 com 13

conselheiros e obteve quórum em segunda chamada às 19h53

feita pelo Coordenador, Sr. Orlando que inicia a reunião com a

leitura da ata da reunião anterior para aprovação. Ata aprovada

por unanimidade.

A reunião seguiu com a seguinte pauta:

* Reunião com Subprefeito, Sr. Queija (Muro de arrimo da Av.

Presidente Altino, Praça Ralph Rosemberg e Praça Homero Silva).

* Plenária semestral

* Eleições para as vagas de Coordenador (a) e Secretário (a).

* Deliberações e Informes

Da Pauta:

o Sr. Orlando relata a reunião com o Subprefeito, Sr. Queija,

dia 19/02, às 15h, para acompanhamento das Obras prioritárias

escolhidas pelo CPM Lapa. Sr. Subprefeito explicou cada item

da seguinte maneira: primeiramente o muro de arrimo Av.

Presidente

Altino (Jaguaré) cujo valor estimado e aprovado foi de R$

3,608 milhões. O serviço está programado em etapas com início

previsto para Março e finalização em Agosto. Segundo projeto

encaminhado é a Praça Ralph Rosemberg (Parque Continental)

tem disponível o valor de R$307 mil em três etapas, mas sem

projeto definido. O Sr. Subprefeito se comprometeu em fazer

até o dia 15/3 uma reunião com a comunidade para definir o

projeto atendendo o desejo de praça da população mediando a

indicação do Ministério Público em não se construir a pista de

“bicicross” no local. A terceira prioridade é o muro de arrimo

da Praça Homero Silva, que já tem projeto mas que a verba foi

destinada equivocadamente para Subprefeitura da Vila Maria. A

Subprefeitura da Lapa está a espera do retorno do dinheiro que

será estornado para a Subprefeitura da Lapa.

o Na mesma reunião o Sr. Subprefeito pediu que o CPM

fizesse um ofício único com todas as demandas de zeladoria

vindas dos conselheiros e da população que este atende para

que seja apresentada de maneira unificada na reunião mensal

de Zeladoria feita pela Subprefeitura, com garantia de registro e

protocolo do pedido e retorno na reunião seguinte, com a presença

das Conselheiros e Conselheiros fortalecendo a imagem

do próprio conselho. Todos deverão enviar seus pedidos em

oficio próprio criado para a reunião e entrega-los em tempo de

serem anexados ao ofício do CPM.

o Sr. Orlando, coordenador, segue a pauta pedindo uma

data para a plenária semestral do Conselho, uma vez que

outros distritos já fizeram suas reuniões regionais. Foi decidido

pelo grupo de Conselheiras e Conselheiros da Lapa que a regional

da Lapa seria no dia 14/09. Por impossibilidade de alguns

conselheiros esta foi reagendada para o dia 21/03/2015, às 9h,

na Praça Cornélia.

o Seguindo a pauta, foi feita a Eleição para as vagas de

coordenador (a) e secretário (a). Sendo os candidatos a Coordenador

Conselheiro Sr. Paulo C. Maluf e o Sr. Orlando Nascimento

(recondução). O quórum tem a presença de 19 conselheiros

votantes. Sr. Paulo C. Maluf recebeu 15 votos e Sr. Orlando 4

votos, sendo o Sr. Paulo nomeado o novo Coordenador e o Sr.

Orlando como suplente. Para a vaga de Secretário (a) foram

candidatas Sra. Alexandra Swerts e Sra. Lourdes Augusto, sendo

que Sra. Alexandra recebeu 13 votos e Sra. Lourdes com 6 votos,

sendo definida Sra. Alexandra como secretaria e Sra. Lourdes

como sua suplente. Ambas as vagas são para os próximos

seis meses de mandato.

Deliberacões:

* A Sra. Lourdes e conselheiros do Jaguaré informam que a

Praça Mãe de Deus teve a limpeza feita pela equipe da Subprefeitura

no dia 25/02/2015, mas esta não levou parte do entulho

que ficou na praça. Questiona-se como Subprefeitura fiscaliza o

trabalho da equipe de limpeza. Questão que será levada ao Sr.

Subprefeito juntamente com o pedido de informações sobre o

contrato dessas empresas.

* Também foi informado por conselheiros do Jaguaré

que o Rotary Club do Jaguaré tem um termo de cooperação

da rotatória do balão do Jaguaré, mas quem está efetuando

a limpeza é a Subprefeitura. Verificar se o acordo de parceria

ainda está vigente.

* Sr. Reginaldo informa que a Associação ABC Deus do Impossível

abriu mão do termo de cooperação da Praça Gal. Porto

Carreiro, voltando a Subprefeitura da Lapa ser responsável pela

limpeza do local.

* O Sr. Waldeny Borracha informa que a Vila Jaguara não

tem tido problemas com a programação da limpeza das praças,

e não entende porque isso acontece no Jaguaré e se ofereceu

para intermediar a questão. Mesmo assim, a vistoria feita pela

Subprefeitura no Jaguara revelou que as praças não estão a

contento. Sr. Luiz pede informações sobre a Praça Julio de Menezes

referente a calçada que não foi terminada e a limpeza foi

feita de um lado do barranco e o outro não. Na Praça do Vagão

(Fioravante Prando) os aparelhos foram depredados.

* A Praça Nair Zampieri também precisa entrar na lista de

zeladoria.

* Sra. Alexandra Swerts informa que as metas indicadas

pelo CPM ao CPOP, uma delas constava a construção de três

Unidades Básica de Saúde na região (Bento Bicudo, Sepetiba

e Vila Nova Jaguaré 2). Está semana a Secretaria de Saúde

recebeu a negativa para a construção da UBS. Pedimos que este

conselho leve ao conhecimento do Sr. Secretário de Relações

Governamentais, Sr. Alexandre Padilha, para intermediar uma

nova tentativa para obter 1000 metros quadrados do terreno

do CDC Jaguaré que detém 21mil metros quadrados com três

entradas. O terreno foi avaliado pelos engenheiros de SIURB

que constataram que o mesmo tem possibilidade para atender

a todas as demandas, incluindo o ginásio esportivo a ser construído

com verba Federal.

* Como complemento de informação a Sra. Lourdes completa

que a Rua Eulo Marone, tem um terreno disponível ao

lado da Escola Estadual.

* É sabido na região que o CDC ocupou as áreas anexas

e foi incorporando aéreas antes destinadas a Saúde e também

uma praça pública. Deve-se questionar a informação na Subprefeitura.

* Ficou como tarefa deste conselho obter informações sobres

os CDCs (Centro Desportivo Comunitário) na região.

* Na reunião do CPOP o Sr. Paulo C. Maluf pediu uma nova

reunião com SEMPLA/Finanças, como devolutiva para a Lapa

das suas prioridades.

Informes:

* Reunião da apresentação do Plano de Mobilidade acontecerá

no dia 3/3/2015 na Subprefeitura da Lapa. Importante a

participação

dos conselheiros para que os distritos sejam ouvidos e

principalmente o grupo do Cicloviário precisa participar para

retificar o pedido de uma reunião específica sobre o tema

apontado principalmente por moradores do Jaguaré, Perdizes e

usuários da Ponte dos Remédios.

* Dengue – os casos assustam a comunidade. O informe

da Sra. Bertô, Conselheira Municipal de Saúde, dá conta de que

já são 17 casos na região Lapa/Pinheiros, sendo 12 na Lapa. A

saúde está trabalhando na prevenção na região, mas precisa do

apoio dos moradores no combate aos focos.

* Sra. Lucimar informa que a Leopoldina tem 190 vagas em

creche para crianças de até 3 a 5 anos de idade. Uma na R. Guaipá

(CEI Estrela do Amanhecer) e outra no Ceagesp (Nossa Turma) .

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ativista lapeano

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