sobre tampas de bueiros e outros materiais de construção…

Tendo reparado a fragilidade de alguns matérias utilizados em nossa cidade, tirei algumas fotos e postei em facebook. Foi intensa a repercussão que tive, inclusive com mensagens inbox sobre o assunto, e isto é muito bom. Os amigos munícipes alegam muitas vezes que o problema reside não na qualidade do material, mas no fato de que veículos de carga pesada tem utilizado as calçadas, destruindo as tampas de bueiros. Isto é bem verdade, porem não explica no todo a situação.

A pergunta que estou atrás da resposta é: a prefeitura de São Paulo faz os testes qualitativos de materiais como placas de concreto para bocas de lobo? E no caso da aquisição ser por uma subprefeitura, esta tem condição de fazer os testes? Ela envia para um laboratório credenciado, como o IPT, por exemplo? Ou a qualidade do material é somente observada pela experiência do engenheiro responsável pelo recebimento dos materiais?

O manual disponível não assegura que os testes estão sendo devidamente feitos (http://www.comprasnet.gov.br/publicacoes/manuais/manual_construcao.pdf)

Neste caso, estou falando de itens relativamente simples como guias, placas, etc, mas o caso pode se tornar mais sério como foi o caso de Minas Gerais, com a queda de um viaduto, por falta de AÇO suficiente. Vocês se lembram bem deste caso: (http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2014/07/falha-em-projeto-provocou-queda-de-viaduto-em-bh-diz-construtora.html)

Vou continuar a pesquisar o assunto, e, assim que eu tiver a resposta, volto a publicar.

Anúncios

Sobre diariooficialdalapa
ativista lapeano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: