CPM PINHEIROS – PRIMEIRAS REUNIÕES DE 2016

PINHEIROS GABINETE DA SUBPREFEITA CONSELHO PARTICIPATIVO MUNICIPAL SUBPREFEITURA DE PINHEIROS- 2016/2018 Ata – Reunião Transição Data: 04/02/2016 Início: 19h35 Final: 22h00 Local: Subprefeitura de Pinheiros, Av. Prof. Frederico Hermann Jr. 595 – Auditório Conselheiros Presentes Ana Arlene Carvalho Gouvea Aristides Aquino de Medeiros Clara Politi Claudia Durante Clovis Feliciano Soares Cynthia Bitran Eduardo Fidel Collado João Pedro Rosin Julia Carvalho Leo Coutinho Leonardo Gola Luciano Villano Almeida Madalena Buzzo Marcia Custódio Marco Aurélio Velloso Marco Curatella Marcos Smetana Lopes Maria Beatriz Torres Maria José Palmieri Mario Pecoraro Marta Maite Sevillano Mauro Calliari Patricia Bueno Rafael Calabria Rodrigo Sérvulo da Cunha Sergio Luz Munícipes presentes Mauricio Chaves Renan Pieri Representantes Subprefeitura Harmi Takiya Danilo Leite Gustavo Freiberg Luis Octávio da Silva Recepção Subprefeita Sra. Harmi Takiya A Sra Harmi Takiya, Subprefeita, recebe os Conselheiros da Gestão 2016/2018, menciona a importância que a Subprefeitura vê no trabalho dos Conselhos, coloca à disposição sua equipe e também se coloca à disposição para apresentar a Subprefeitura e suas Coordenadorias para os novos Conselheiros e população. A Subprefeita solicitou que o CPM disponibilizasse 2 datas para que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano agendasse uma reunião para falar sobre Plano Regional Estratégico. Apresentação dos Conselheiros Cada Conselheiro se apresenta, alguns já falam de suas intensões e propostas de trabalho. Também foram apresentados os representantes da Subprefeitura presentes e os múnícipes. Apresentação Relatório de Transição Foi Apresentando O Relatório De Transição Da Gestão 2014/2015, Este Já Tinha Sido Enviado Por Email E Também Disponível No Blog Do Cpm Para O Conhecimento De Todos. Definição de datas para próximas reuniões – Ficou definido por uninimidade a data de 03/março/2016 para a próxima reunião ordinára. – Ficou definido por maior número de votos as datas 18 e 25/fevereiro2016 para enviar à Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Sugestão de temas para a próxima pauta: – Informes Munícipes (2 min cada) – Informes Conselheiros – máximo de 2 informes por conselheiros / 2 min cada informe – Informes Subprefeitura – 10 min – Definição de Calendário para Reuniões Ordinárias; – Discussão sobre Coordenação e Secretaria; – Discussão sobre a forma de avaliação do Regimento Interno; – Discussão sobre a forma de Comunicação; – Formação de GTs Madalena Buzzo CoordenadoraCONSELHO PARTICIPATIVO MUNICIPAL SUBPREFEITURA DE PINHEIROS- 2016/2018 Ata – 1ª Reunião Ordinária Data: 03/03/2016 Início: 19h30 Final: 22h01 Local: Subprefeitura de Pinheiros, Av. Prof. Frederico Hermann Jr. 595 – Auditório Conselheiros Presentes Ana Arlene Carvalho Gouvea Aristides Aquino de Medeiros Beatriz Pedreira Beatriz Torres Clara Politi Claudia Durante Cynthia Bitran Eduardo Fidel Collado Gabriel S. Marcondes João Pedro Rosin Julia Carvalho Leo CoutinhoLuciano Villano Almeida Madalena Buzzo Marcia Custódio Marco Aurélio Velloso Marco Curatella Maria José Palmieri Marta Maite Sevillano Mauro Calliari Moira Vasconcellos Patricia Bueno Rafael Calabria Rodrigo Sérvulo da Cunha Sergio Luz Ausência Justificada Marcos Smetana Lopes Mario Pecoraro Ausencia Injustificada Adriana Amorim Bicuda Molinari Abdul Hadi Fares Angela Maria Pereira Matos Célia Teresinha Ferreira Leonargo Gola Representantes Subprefeitura Harmi Takiya Danilo Leite Gustavo Freiberg Luis Octávio da Silva Deise Alves – SMRG – Informes Munícipes – Não tivemos presença de munícipes. – Informes Conselheiros – João Pedro informou que o vereador Sr. Dalton Silvano (Ipiranga) mudou a demarcação de quatro terrenos na Lei de Zoneamento. Beatriz Torres informou que o Beco do Batman (V.Madalena) ficou sem a proteção da Lei de Zoneamento, não foi comtemplado como ZETEC ( pleito da população). No mapeamento (anteriormente divulgado pela Câmara) havia uma ZCOR 1 fazendo a divisão entre ZEU e ZER; essa demarcação foi alterada na “‘calada da noite”´, na votação entrou o mapeamento sem a faixa de transição, antes como ZCOR 1. Apontou que diversos conselheiros, associações e munícipes ficaram frustrados com a participação nas audiências, pois não houve real escuta dos pleitos vindos dos bairros. Grande descontentamento social com o novo zoneamento votado pela câmara municipal, sem a ciência do documento todo, e com as alterações feitas no último momento. Informou também ter recebido uma carta por e.mail (anexa), da obra paralisada na rua Tabapuã. Pediu seriedade e resolução, já q foi a única obra aprovada na gestão anterior pelo Conselho Participativo. Ana Arlene informou sobre o repertório das músicas tocadas no carnaval, que considerou inadequado, por ter conotação pornográfica. Cynthia informou falta de comunicação da Prefeitura quanto ao bloco de carnaval na R.Delfina, assim como necessidades fisiológicas na calçada, o que inviabilizou o comércio noturno daquela quadra. A quantidade de banheiros, portanto ainda não suficiente. Rodrigo, que acompanha entre outros, o tema, informou uma ocupação no edifício do Banco de Santos, na marginal Pinheiros, em frente ao clube Hebraica Foi sugerido um GT para o caso, diante da sua pergunta ‘de para onde irão’ Mauro, representante do CMPU (Conselho Municipal de Políticas Urbanas) informou que serão eleitos aproximadamente mil representantes na Conferência Municipal da Cidade de São Paulo. Informou que a Lei de Zoneamento está na Câmara dos Vereadores com 22 emendas aprovadas, das 220 propostas. Relatou a posição da SMDU sobre a lei: é a lei “possível” diante de tanta diversidade de opiniões e posições na cidade. Pessoalmente, acredita que há itens que foram na contra mão do Plano Diretor, como a concessão ao aumento do número de garagens nos eixos e o aumento do gabarito em Zonas de Centralidade. Assim que for aprovada a lei, os Planos de Bairro vão começar a ser coordenados pelas subprefeituras. Destacou a importância que os PIU – Projeto de Intervenção Urbana vão ganhar no desenho urbano. Sérgio informou sobre parklet e mesas irregulares na R, Jerôinimo da Veiga, (Itaim)) gerando filas duplas e até triplas de carros, brigas e ocorrências com a polícia e o PSIU! Será encaminhado com um ofício padrão, segundo voltação. Clara informou que foi designada Delegada no Forum de Mulheres pela Zona Oeste. Madalena informou que o Plano Municipal da Cultura está com audiências acontecendo e que a da Zona Oeste acontecerá no Tendal da Lapa, dia 06-março. Ficou de enviar o calendário para todos. Informou sobre a substituição de Clóvis Feliciano pela Célia Teresinha Ferreira, justitificando a paridade e informou sobre a próxima reunião do CADES (Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Meio Ambiente e Cultura de Paz) será no dia 09-março\ 16:30, na Subprefeitura e que a Reunião ordinária do CONSEG Pinheiros será no dia 07-março\19:30 – Associação Comercial \Rua Simão Alvares, 517 – Pinheiros. Fidel se propôs a encaminhar o grupo da internet dessa gestão, atualizado Gabriel se apresentou e informou que há 20 anos a região do Brooklin (R. Tucuma c a R.Indiana) sofre com alagamentos e bueiros entupidos O informe do Sr .Aristides foi em relação a algumas ruas escuras no bairro, o que gerou uma convocação a empresa responsável Ilume (pauta dos assuntos temáticos) O Sr.Aristides reclamou de um açougue que faz um churrasco na R. das Tabocas, na V.Madalena, às 6as e sábados, o que foi referência para outro ofício, sendo então aprovados todos os ofícios votados na reunião Maite informou que tem muitas folhas no chão da R. Paulistânia (V.Madalena) e sujeira e capim alto na Pça do Fórum. Beatriz Torres pediu a inclusão da necessidade da poda de algumas árvores, a pedido dos pais (através de e.mail), em nome da segurança das crianças. Patrícia informou que as caçambas não haviam sido retiradas desde o fim do carnaval, pra o qual sugeriu que fosse transferido para as avenidas da região. Leo Coutinho informou que os tapumes de obras avançam na calçada e indagou sobre a legalidade do fato – Encaminhamentos sobre demandas dos Conselheiros Será feito ofício para a Subprefeitura solicitando vistorias e fiscalização nos endereços mencionados e será feito uma Reunião Temática com a Ilume. – Informes Subprefeitura e SMRG A subprefeitura dividiu o tempo com a Sec. de Relações Governamentais representado pela D.Daisi, que por sua vez apresentou a Portaria n. ________ D.Harmi apresentou o caderno dos cursos gratuitos, a disposição de todos os presentes. D.Harmi com a palavra defendeu o uso do SAC, para o registro das ocorrências, não só para providências, como para estatísticas. O SAC apesar de abranger a Prefeitura toda é monitorado pela subprefeitura. Esclareceu que a paralização da obra da R.Tabapuã, que se deu por conta das sequentes chuvas, além de ter sido solicitado pelos moradores e comerciantes por conta do Natal e sugeriu uma reunião com a Coordenadora de Obras – Sra Simone Malandrino para maiores esclarecimentos. D. Harmi considerando oportuno pediu o nosso vigiar das denúncias e reforçou a abertura da subprefeitura em nos ouvir e receberAs sugestões para o Carnaval serão encaminhadas à Secretaria da Cultura, D. Harmi esclareceu também pela região ter o número de 208 praças, inviabiliza um acompanhamento mensal destas (A grama cresce 1 cm dia!) O Sr. J.Pedro cobrou plano do Carnaval-2016 da sub-prefeitura e a mesma disse que será colocado no site, e o respectivo relatório será enviaodo ao Ministério Público. O Sr. Fidel sugeriu uma reunião com o conselho do Itaim por conta da obra da R. Tabapuã, que foi aceita e aberta aos demais A secretaria de Relações Governamentais relaciona-se com todas as secretarias – esclarece D. Daisi, que elencou a importância dos jovens do grupo. D, Harmi lembrou que nada na democracia político-partidária é perfeita, porém podemos conseguir cada vez mais perseguindo e mantendo a necessidade de transparência em tudo. O atual Secretário das Relações Governamentais, o Sr, José Américo Dias tem papel técnico e político para indicar as solicitações da sub-prefeitura de Pinheiros, para resolução. A organização da Madalena foi elogiada pelo Sr. Fidel e aplaudida por todos Beatriz Torres pede o feed-back das propostas alteradas na ‘calada da noite’, segundo a disponibilidade da subprefeitura. Rodrigo ao perguntar sobre a identificação dos conselheiros, D Daise responde q teremos um crachá Fidel lembrou que o poder se conquista, cientes de com quem falamos, dependendo do que trataremos, garantindo a nossa representatividade – Madalena completa que o CPM é o único Conselho com relação horizontalizada onde todos os conselheiros tem o mesmo direito e dever frente um ao outro. João Pedro pergunta porque a UPA que estava determinada no Lgo da Batata / Terreno junto à Subprefeitura sumiu, sugerindo um desfavorecimento da região de Pinheiros, e portanto cobrou também respeito de forma geral. Gabriel sugeriu diálogos também com a oposição, como recurso para diminuir distâncias e obstáculos João Pedro solicita a análise de Regulamento Interno. – Definição de Coordenação e Secretaria do CPM Ficou estabelecido que a Coordenação continuará sob responsabilidade de Madalena Buzzo e os Conselheiros Julia Carvalho e Gabriel Marcondes ficarão com a responsabilidade da secretaria, que será feito conjuntamente, durante os próximos 6 meses (Março – Setembro/2016) Madalena explanou o trabalho da coordenação junto a subprefeitura, organizando reuniões, e alinhando agendas. – Definições sobre reuniões extraordinárias 1 – Datas sugeridas para SMDU – 21 ou 28 Março – 19 horas 2 – Indicação de conselheiros para o CPOP (Conselho de Planejamento e Orçamento Participativo) Tivemos inicialmente 7 candidatos (Marta Maite / Moira / Beatriz Pedreira / Julia / Ana Arlene/ Patricia / Claudia) No decorrer das apresentações a Claudia e Patrícia retiraram suas intenções e a votação foi feita entre 5 candidatas, onde cada conselheiro pode votar em até 2 candidatos, cujo resultado segue abaixo: Titulares – Marta Maite Sevillano (13votos) / Moira Vasconcellos (12 votos) Suplentes – Ana Arlene Carvalho Gouvea (10 votos) / Julia Carvalho (7votos) 3- Apresentação da Subprefeitura e suas Coordenadorias. Ficou estabelecido que teremos 3 ou 4 reuniões extarordinárias, nas segundas feiras / 19 horas, cujo calendário será analisado e organizado pelos Coordenadores da Sub e transmitidos para nossa análise nos próximos dias. Também ficamos de organizar uma reunião extraordinária com representantes da Ilume, data a definir. 4 – Definição de Calendário de Reuniões Ordinárias do CPM. As reuniões ordinárias acontecerão toda primeira Quintafeira de cada mês, cujas datas são: 07 Abril 16 05 Maio 16 02 Junho 16 07 Julho 16 04 Agosto 16 01 Setembro 16 06 Outrubo 16 03 Novembro 16 01 Dezembro 16 Temas que ficaram pendentes como sugestão para compor a próxima pauta – Discussão sobre a forma de Comunicação; – Análise e alterações no Regimento Interno – Formação de GTs Madalena Buzzo Coordenadora

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