RESPOSTA DA OBSERVAÇÃO DE MINHA AMIGA CYRA.

Prezada Cyra Malta,

Muito me apraz em vir à vossa presença.

Estou muito feliz por seu comentário, pois são poucas as pessoas que me dão algum retorno em meus posts;  as pessoas  ou se fingem de mortas ou fazem de conta que não tem ouvidos.

Isto é muito fácil de se constatar, pois, apesar de muitos posts meus não terem quaisquer comentários e não terem um “curtir” sequer, eu observo pela contagem do marcador do blog DIARIO OFICIAL DA LAPA, que dezenas de pessoas acessam regularmente as matérias ali publicadas.

Eu já vou desde já lhe pedindo perdão por pelo menos 2 motivos:

Motivo numero 1: eu te criticava porque você juntava  2 ou 3 atas  para publicação; isto era muito ruim pois juntava MUITO material para ler de uma vez só; as atas eram bastante densas e com muito material de aprendizado; eu jamais poderia imaginar que teríamos um CADES como o atual que nem as atas publica; este é o primeiro perdão que lhe peço.

Motivo numero 2: fizemos bastante publicidade das reuniões do CADES lapa na sua época, com os horários e dias e pautas das reuniões, o que acarretou uma ampla participação popular; como todos queriam falar e você dava liberdade, eu confesso que me senti muito culpado em tulmutuar um pouco suas reuniões. Este é o segundo perdão que lhe peço.

Tem outros motivos, mas agora não me vem na memória. A única coisa que me lembro bem é que você sempre falava pacientemente de como eram os contratos da área do verde e dos índices que a empresa contratada deveria atingir mensalmente; eu me lembro que você sempre nos instruía a este respeito e a como tratar bem do verde em geral.

Hoje eu vejo conselheiros que perguntam itens básicos da legislação como: “ah…esta escola é estadual, quem é que deve podar as árvores no interior de seus pateos, o estado ou a prefeitura?”…as duvidas são as mais basicas possiveis….e por aí vai…

Bem, quanto à sua observação no meu post  (https://diariooficialdalapa.wordpress.com/2016/10/21/reativacao-de-contrato-a-partir-de-23122016/)  sobre o contrato de manutenção, é isto o que posso divagar:

  • Na pagina 8 do diário oficial de 9 de julho de 2016, o subprefeito anunciou a suspensão por 120 dias a partir do dia 1 de agosto de 2016, ou seja um período de aproximadamente 4 meses, prazo que ele acabou não utilizando integralmente já que houve a reativação do contrato a partir de 4 de Novembro de 2016, ou seja, houve o adiantamento de um mês na suspensão programada. Pelo sim, pelo não, este serviço que sabemos ser ESSENCIAL, como você diz, teve que ser parado momentaneamente por 3 MESES, por ordem do subprefeito.

Olhando-se pelo lado da empresa contratada, a suspensão tambem é bastante preocupante, pois de um dia para o outro, o empresário ve um monte de empregados que ele tem que realocar rapidamente para outros serviços (já que se voce observar que as empresas contratadas pela prefeitura são sempre as mesmas, só alterando em quais subprefeituras vão atuar e em quais contratos irão atuar!)

  • O que realmente deixou-me encafifado foram dois fatos: em primeiro lugar de estarmos utilizando uma ata desde 2010 para um contrato de 2011 (contrato nº 007/SPLA/2011) até os dias de hoje; e observe que não estou discutindo a legalidade dos sucessivos aditamentos ao contrato (eu pouco entendo disto) mas sim as distorções de preço que o acordo possa vir a ter ao longo de tantos anos, já que os diversos índices de inflação são completamente díspares entre si; mas,  uma coisa lhe digo: se fosse prejudicial à empresa contratada, ela berraria certamente.    Em segundo lugar, o que me chamou atenção é a prorrogação do contrato por mais um ano, com empenho de orçamento para ESTE ano de 2016 de apenas 21 mil e oitocentos reais e deixando “de presente” para a próxima gestão mais de um milhão. Não seria interessante então prorrogar por uns 3 meses (para não se interromper algo tão essencial) e deixar o futuro subprefeito fazer a análise dos contratos segundo a optica de joão dória? Afinal, este contrato já ficou PARADO pelos últimos 3 meses, não é verdade? Um mes a mais, um mes a menos, que diferença faria? Pra que esta pressa?

Bem, estas e outras questões é que, conforme coloquei em meus post, vou levar para a reunião de zeladoria, no intuito de eu mesmo me esclarecer a respeito.

Foi muito bom ter falado contigo e espero firmemente que você seja a próxima coordenadora do próximo CADES, pois contigo só fazemos é aprender e progredir.

Um grande abraço. Nos vemos em qualquer audiência publica.

Sobre diariooficialdalapa
ativista lapeano

Deixe um comentário

