13ª reunião cpm VILA PRUDENTE – SAUDE ABORDADA

VILA PRUDENTE

GABINETE DO PREFEITO REGIONAL

ATA DA DÉCIMA TERCEIRA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO PARTICIPATIVO MUNICIPAL DE VILA PRUDENTE

LOCAL: SALÃO DE EVENTOS DA PREFEITURA REGIONAL ENDEREÇO: AVENIDA DO ORATÓRIO Nº172

DATA: 08 DE FEVEREIRO DE 2017 HORÁRIO: 19h30 AS 22 h COORDENAÇÃO: ADRIANA RAMOS COSTA MATEUS SECRETÁRIA GERAL: DALVA DE OLIVEIRA CONFORME CONVOCAÇÃO DO D.O. PUBLICADO EM PRIMEIRO DE FEVEREIRO, PAGINA DOZE (12). PAUTA: LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA APROVAÇÃO DO RELATORIO GERAL DE 2016

ELEGER NOVA COMISSÃO EXECUTIVA ENCAMINHAMENTOS DE DEMANDAS E DEVOLUTIVAS.

O Conselho Participativo Municipal de Vila Prudente reuniu- -se no dia oito de fevereiro no ano de dois mil e dezessete, no salão de eventos da Prefeitura Regional de Vila Prudente às dezenove horas, estavam presentes vinte (20) conselheiros (as) titulares: Adriana Ramos Costa Mateus, Apolinário Carvalho de Souza, Angela Maria da Silva, Aparecida da Silva, Dalva de Oliveira, Elaine Maria Araujo de Santa Ana, Georgina Helena de Freitas, Gilberto de Souza Macedo, Gian Hiller Pisano, Ivaldino Assis Tavares Mendes, Jamil de Paula Merlo, Juliana Barreto de França, Lucineide Santana de Souza, Luciana Jacob Brito, Maria Aparecida Giacomin, Marcos Oliveira Batista, Marlene Arroyo Terçariol, Maria Gomes da Costa, Orien Tateshita, Sergio Nascimento, esteve presente também um (1) conselheiro suplente Antonio Paulo Risso. Estiveram ausentes cinco (5) conselheiros (as) titulares: Antonio Zanon, Elza Muraga Zanon, Marcello Rojas Martini, Fernando Loureiro Lima Coelho, Osmar Lemes dos Santos. Compareceram quatro (4) convidados, Alzenir Faza, Gisele Cacherik, Jorge Farid Boulos Bou Chebl e Maria Cristina Romano. A coordenadora Adriana Ramos Costa Mateus iniciou a reunião às dezenove horas e trinta minutos, dando a palavra para a supervisora Técnica de Saúde da Supervisão Regional Vila Prudente, visto que o convidado da noite Sr. Jorge Farid prefeito regional estava atrasado. Foi feita uma rodada de apresentações dos conselheiros e convidados. Foram feitas várias perguntas para a supervisora da saúde sobre os procedimentos das unidades básicas de saúde. Gisele Cacherik com a palavra diz estar se programando para visitar as unidades, e que não tem até o momento nenhuma posição sobre os medicamentos das farmácias dos equipamentos de saúde, mas que vai ser reorganizado o serviço. Gian Hiller Pisano cita sobre a demora da especialidade de odontologia das UBSs. Angela Maria da Silva questiona sobre a falta de material na odonto e a demora das especialidades. Gilberto de Souza Macedo pede transparência nas respostas de Gisele Cacherik. Georgina Helena de Freitas fala sobre a dificuldade em conseguir medicamentos de uso contínuo e a perda da receita. Juliana Barreto França questiona sobre a falta da especialidade de ginecologia. Angela Maria da Silva pergunta se vai haver descentralização, pelo que é explicado e Gisele Cacherik nega a descentralização. Orien Tateshita pergunta se a compra de medicamentos será feita sem licitação e Gisele Cacherik explica que houve um problema nesse atendimento e quem fará isso é o parceiro em caráter de urgência e que será feita uma única compra licitatória com três orçamentos nesse período, mas deixa claro que nada é definitivo, não está aprovado ainda, estão em negocia- ção, e que é preciso resolver a questão de imediato para repor as unidades, mas nada foi definido. Luciana Jacob Brito questiona como a prefeitura comprará os remédios através das OSs para suprir essa falta e que o prefeito havia anunciado através da mídia, que economizaria porque havia recebido uma grande doação por parte de grandes fabricantes de medicamentos e que o governo dará isenção de ICMS para esses medicamentos. Gisele Cacherik diz não ter conhecimento dessa informa- ção, e que esteve com o secretário e a Dra Gloria do Polara e que oficialmente não teve essa informação e nem viu nos meios de comunicação por falta de tempo. Luciana Jacob Brito replica que se a prefeitura recebe doa- ção conforme o anunciado por que então a compra através de organizações sociais? Gisele Cacherik diz desconhecer a informação e que qualquer coisa diferente voltamos a conversar; ela cita também sobre a cesta básica de 200 medicamentos que é conhecida por remume e que se passar pelo jurídico será um bônus.Fabio de Jesus fala da dificuldade administrativa das OSs. Marlene Arroyo Terçariol menciona a Seconci e não entendeu quem vai comprar os medicamentos. Gisele Cacherik explica a gestão da Seconci, mas é a SPDM que abrange Vila Prudente e Sapopemba no contrato de gestão na atenção básica da saúde e que esta analisando para sanar de imediato a falta de remédios. Mas deixou claro que nada foi definido ainda, não tem nada de afirmativo ainda. Maria Gomes da Costa pergunta sobre a contratação das pessoas que esta na lista de reserva para agentes comunitários e se vai ser feita a contratação dos que moram lá no prédio. Gisele Cacherik diz que vão ampliar as equipes de estratégia da saúde da família com oito equipes para o São Lucas e Guairacá, o financeiro da secretaria aprovando, dando para expandir a SPDM contrata de imediato porque eles já têm o banco. Elaine Maria Araujo de Santa Ana, diz que estão comentando que vão contratar do cadastro reserva das outras áreas. Gisele Cacherik afirma que o agente comunitário tem que morar dentro do micro-área e se não tiver cadastro reserva, será aberto; mas que o agente comunitário tem que ser da área, morar dentro da micro área ou na área da unidade. Respondendo a pergunta de Georgina Helena de Freitas, Gisele Cacherik diz que a validade das receitas na farmácia obedece à legislação federal e se infringir o farmacêutico perde o registro. Gisele Cacherik esclarece a Juliana que o médico generalista compartilha com o NASF em caso de ginecologia. Maria Cristina Romano do conselho gestor da Califórnia pede pediatra para sábados porque há demanda na unidade. Gisele Cacherik vai combinar com as gerentes das UBSs quando da sua visita, convidar o Conselho para maiores esclarecimentos. Gilberto de Souza Macedo diante de tantas duvidas convida a supervisora a vir novamente no conselho, o que é marcado para o dia doze de abril às dezenove horas. O prefeito regional aguarda a palavra. Gisele Cacherik agradece e se retira. E feita novamente uma rodada de apresentação dos conselheiros e convidados para o prefeito regional. E com a palavra o prefeito regional Jorge Farid, que se apresenta e a sua secretária de finanças Alzenir Faza, fala que está na gestão ha um mês e dez dias e que ainda esta montando a equipe; relata que esteve em uma exposição com autoridades, onde a Dra. Gloria demonstrou dados estatísticos da região. Adriana Ramos Costa Mateus comenta sobre as três prioridades do Conselho para entrar no orçamento do PPA, citou também a oficina da Secretaria de Estrutura Urbana e pergunta sobre o colegiado que ficou de ter a participação de três conselheiros e como ficará a questão, e o prefeito regional pede uma cópia do documento. O prefeito Regional fala de alguns serviços que já estão sendo feitos na parte de estética do bairro; disse que vai olhar os ofícios que aguardam devolutiva que estão na prefeitura regional. Adriana Ramos Costa Mateus fala que o tempo é escasso e que ainda tem a leitura da ata e a votação da mesa diretora. Tendo mais inscritos, foram dados quinze minutos de prorrogação para o Sr. Jorge Farid. Jamil de Paula Merlo pergunta se as obras da Sabesp (que são feitas por terceirizados) vão ter fiscalização, porque se não for de qualidade a prefeitura vai ter que arcar com a manuten- ção e cita também as ciclovias. O prefeito regional diz que as empresas permissionárias tem que ter qualidade e documentação nos serviços, porque se for de má qualidade vai ter que refazer e se fizer fora da conformidade haverá multa. Gilberto de Souza Macedo pergunta quem é o responsável pelas obras do metro, referente às calçadas e as ruas na Avenida Luis Inácio de Anhaia Mello. O prefeito diz que aguarda o término da obra na linha quinze e está em nível de conversação quanto da responsabilidade. Fala de Bruno Covas inspecionando as pichações nos corredores. Marcos Oliveira Batista fala ao prefeito para que dê continuidade da integração prefeitura no bairro nas áreas mais carentes que é as que mais precisam e a revitalização de sinalização de trânsito. Gian Hiller Pisano fala da sujeira e da falta de iluminação na Avenida Luis Inácio de Anhaia Mello. Dalva de Oliveira fala sobre o congelamento da verba do Conselho e que o mesmo não consegue trabalhar dignamente se não tiver material para isso, inclusive o lanche no período da reunião, já que os conselheiros vem direto do trabalho e não tem tempo de alimentar-se.Fala também dos terrenos que acumulam lixos e entulho e pede providencias. Apolinário Carvalho de Souza também faz sua demanda e Luciana Jacob Brito cita obras sem placa na Vila Prudente e recapeamento pedido no ano passado sem devolutiva. Orien Tateshita e Georgina Helena de Freitas também expõem suas demandas e Gilberto de Souza Macedo pede para que as comunidades mais carentes sejam contempladas em suas demandas. Alzenir Faza fez as anotações dos conselheiros e o prefeito ficou de passar para os órgãos competentes. Quanto à luz de LED que iria ser implantada, tanto a secretária de finanças quanto o prefeito dizem ser inviável pelo preço elevado. O prefeito regional fala em arrumar a casa em primeiro plano; quanto à ação integrada nessa gestão podem-se seguir outros caminhos ou ações mais localizadas. Adriana Ramos Costa Mateus interrompe porque temos a leitura da ata e a eleição. O prefeito regional se despede, pede desculpas pelo atraso e se retira. Dalva de Oliveira lê a ata de janeiro, que é corrigida e aprovada. E justificada a falta de Marcello Rojas Martini por problemas de saúde em família e de Antonio Zanon e Elza Muraga Zanon com a formatura da neta, através de e-mail. Dois conselheiros, Sergio Nascimento e Gian Hiller Pisano precisaram sair antes do horário da votação da nova comissão executiva. Adriana Ramos Costa Mateus candidata única à coordenadora recebe dezessete votos a favor do pleno e nenhuma abstenção. Candidatam-se a coordenador adjunto Gilberto de Souza Macedo e Dalva de Oliveira, foi escolhido Gilberto de Souza Macedo com dez votos por sete votos de Dalva de Oliveira. Como secretario geral Dalva de Oliveira foi candidata única com dezessete votos e nenhuma abstenção. Marcos Oliveira Batista candidato único como secretario adjunto com dezessete votos e nenhuma abstenção. Adriana Ramos Costa Mateus fala que na próxima reunião falaremos do regimento interno e das faltas dos conselheiros. A reunião encerrou-se as vinte e duas horas (22 h) Esta ata foi redigida por mim, Dalva de Oliveira secretária geral do conselho. RESUMO RELATÓRIO ANUAL CPM-VP ANO VIGENTE 2016 1 – Ata da primeira reunião ordinária gestão 2016/2017 em 10/02/2016. Convocação da subprefeitura. Presentes vinte e dois conselheiros titulares e um suplente, ausentes três conselheiros titulares, presentes a interlocutora Sra. Ângela Maria Vian Fantasia e o chefe de gabinete Sr. Milton Pavan que abriu a reunião onde foi eleito o coordenador interino o Sr. Osmar Lemes dos Santos e o Secretário interino Gian Hiller Pisano, em votação ficou definido a eleição da comissão diretória para o dia 16/02/2016 em reunião extraordinária. 2 – Ata da primeira reunião extraordinária. Realizado em 16/02/2016. Pauta eleição da comissão executiva do conselho.

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